quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
RENATO RUSSO
Como havia publicado no mes passado coloco aqui uma personalidade gay do passado ou da atualidade para conhecermos um pouco mais da sua vida, conflitos etc.
Curtam aqui e agora RENATO RUSSO que mesmo depois de mais de 13 anos de sua morte,
é evidente a grandeza de um dos maiores artistas do nosso país.
Renato Manfredini Júnior (Renato Russo) nasceu no dia 27 de março de 1960 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Aos quatro anos, ganhou um disco dos Beatles, que era uma de suas bandas preferidas, ao lado de Rolling Stones, Sex Pistols e The Clash. Aos sete anos, se muda para os Estados Unidos, por causa de uma tranferência de seu pai (funcionário do Banco do Brasil) para Nova Iorque, onde aprende a falar inglês. Aos onze anos, uma nova tranferência de seu pai o leva até Brasília, uma cidade importantíssima em sua história.
Por volta de 1975, surge o movimento punk nos Estados Unidos, que se caracterizava por um
rock simples, de poucos acordes, sem muitos solos de guitarras, características do heavy metal. Após se recuperar de uma doença que o levou ficar quase dois anos na cama, Renato Russo descobre esse movimento em Brasília.
Numa das festinhas organizadas por uma turma que gostava do punk, Renato Russo conhece André Pretorius, com quem decide formar uma banda. E com Renato nos vocais e no baixo, André na guitarra e Fé Lemos (Capital Inicial) na bateria, formou-se o Aborto Elétrico, primeira banda de Renato Russo. Foi nessa época que várias músicas do repertório do Legião Urbana e do Capital Inicial foram criadas, como Que País é este (Legião Urbana) e Veraneio Vascaína (Capital Inicial).
Depois de várias formações, o Aborto Elétrico se desfez por causa da música Química, feita por Renato. Quando Renato mostrou a música para Fé, este disse que a música era horrível e teria dito para Renato que este perdera a habilidade para fazer músicas.
Com isso, Eduardo Paraná, um conceituado guitarrista de Brasília é convidado por Renato para entrar na banda e junto com ele entra também o tecladista Paulo Paulista. Porém, estes dois rapidamente saem da banda, já que impunham um estilo muito pesado na banda, o que incomodava Renato e Bonfá.Após a separação do Aborto Elétrico, que durou apenas três anos (1979-1982), Renato Russo decide tocar sozinho, fazendo shows acompanhado de um violão de 12 cordas, intitulando-se “O Trovador Solitário”. Dessa época, nascem músicas com um estilo mais folk, como Faroeste Caboclo (considerada por este que escreve esta biografia a melhor canção já feita por um brasileiro), Eduardo e Mônica, Dado Viciado, Música Urbana 2 entre outras.
Cansado de tocar sozinho, Renato Russo convida Marcelo Bonfá para formar uma banda. O nome escolhido é Legião Urbana. Com Renato nos vocais e no baixo e Marcelo na bateria, era necessário um guitarrista para que o trio fosse formado.
Ico Ouro-Preto é convidado para ser o guitarrista e consegue um melhor resultado, mas acaba saindo em um mês. Dizia a lenda que ele morria de medo dos palcos.
Após quase desistirem, Bonfá e Renato decidem convidar Dado Villa-Lobos, nada menos do que sobrinho neto de Heitor Villa-Lobos, para assumir o posto de guitarrista da banda. Com o trio formado, a banda precisava de novas músicas, já que tinham shows marcados. Então, decidem tocar hardcore, música fácil, com energia contagiante e de poucos acordes. Desse tempo, surgem Petróleo do Futuro, Teorema e Perdidos no Espaço, entre outras.
Nessa mesma época, os Paralamas do Sucesso estavam fazendo muito sucesso e Bi Ribeiro (baixista dessa banda e ex-aluno de inglês de Renato) consegue uma oportunidade para o Legião: gravar um disco pela EMI, conceituada gravadora no mundo todo. Com este fato, Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá sempre consideram os Paralamas como seus padrinhos.
Tudo estava indo bem, até que Renato Russo tenta suicídio depois de uma briga com a gravadora por causa dos arranjos da música Geração Coca-Cola. Ele cortou seus próprios pulsos ficando incapacitado de tocar baixo. Com isso, a gravadora coloca Renato Rocha (Negrete) no baixo, deixando Renato livre para os vocais.
Em janeiro de 1985 é lançado o disco “Legião Urbana”. A EMI estava receosa quanto ao sucesso do grupo, porém, após seis meses de congelamento (graças ao Rock In Rio, que o Legião não participou) o disco começa a chamar a atenção. Músicas como Será, Ainda é Cedo e Geração Coca-Cola fazem sucesso com grandes níveis de audiência. Será é eleita por uma revista a melhor música do ano, O Legião é considerado a melhor banda e Renato o melhor cantor.
No final desse mesmo ano, a banda entra em estúdio para gravar o disco “Dois”, que deveria ser duplo e se chamar “Mitologia e Intuição”. Mas, receosa, a EMI se recusa a laçar um disco duplo para uma banda tão nova como era a Legião.
Este disco torna-se rapidamente um grande sucesso e é considerado por muitos um dos maiores discos de rock nacional na história. Músicas como Tempo Perdido, Índios, Metrópole e Quase Sem Querer se tornam hits. Mas o maior sucesso deste disco e um dos maiores sucessos da Legião, foi Eduardo e Mônica, uma música que conta a história de dois jovens que se apaixonam apesar dos estilos diferentes de vida.
Mas, com o sucesso, também vem os problemas. Em dezembro de 1986, num show em Brasília, um quebra-quebra faz uma menina morrer e 20 pessoas se ferirem. Este fato marcou a característica da banda de fazer poucos shows.
No final de 1987, é lançado o disco “Que País é Este 1978/1987”, que traz várias músicas da época do Aborto Elétrico e mostra como a banda mudou o seu estilo de música.
Músicas como Que País é Este, Eu Sei e Angra dos Reis fazem bastante sucesso. Porém, a música que se destaca nesse disco é Faroeste Caboclo. Uma música de nove minutos, que conta a história de João de Santo Cristo, que se associa ao povo brasileiro. Esta música concerteza foi a música de maior sucesso do Legião Urbana, e foi composta em apenas duas tardes por Renato Russo. Esta música é uma espécie de hino do Legião Urbana.
Mas, novamente num show em Brasília, mais precisamente no estádio Mane Garrincha, uma organização pífia faz centenas de feridos e três mortos. Um louco chegou a subir no palco e agarrar Renato Russo. O show foi interrompido e o que se via era uma imensa confusão no público. Renato Rocha e Marcelo Bonfá choravam no camarim e Renato Russo gritava: “Na vim aqui para dar show para animais”.
Este fato foi muito marcante na história da banda, que depois desse dia, nunca mais fez shows em Brasília, e diminuiu bastante sua quantidade de shows.
Logo depois, Renato Rocha saiu da banda, já que não conseguia cumprir os compromissos com ensaios.
Em 1989, é lançado um disco histórico: “As Quatro Estações”. Todas as músicas (Há Tempos, Pais e Filhos, Feedback Song For a Dying Friend, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Eu Era um Lobisomem Juvenil, 1965 (Duas Tribos), Monte Castelo, Maurício, Meninos e Meninas, Sete Cidades e Se Fiquei Esperando o Meu Amor Passar) fazem sucesso. Este disco é o de maior vendagem da banda, com quase 2 milhões de cópias vendidas. Dentre essas 11 músicas, sem dúvida o destaque é Pais e Filhos, que faz grande sucesso, se transformando num dos maiores sucessos do Legião.
Em 1990, ocorre uma grande mudança na banda. Renato Russo assume publicamente ser homossexual e descobre ser portador do vírus da AIDS. Renato também conhece a maior paixão de sua vida, o americano Scott, que lhe vicia em heroína.
Com Renato afundado no vício, em dezembro de 1991 é lançado o mais belo disco do Legião Urbana: “V” mostra todas essas mudanças na vida de Renato, com músicas falando de drogas. Teatro dos Vampiros e O Mundo anda tão Complicado viram hits. Mas duas músicas desse disco podem ser destacadas: a primeira é Metal Contra As Nuvens, uma belíssima música de onze minutos e meio que usa palavras difíceis que mostra um Renato Russo mais poeta. O outro destaque é Vento no Litoral, a mais bela música do Legião Urbana, que foi o maior sucesso deste disco e que foi feita para Scott, quando este voltou para sua terra natal.
Renato Russo estava tão afundado no vício, que, durante a turnê deste disco, quando o Legião estava excursionando pelo nordeste, alguns shows tiveram que ser desmarcados, já que Renato estava caindo de bêbado e com fortes tendências suicidas.
Em 1992, é lançado o disco duplo “Música Para Acampamentos”, que mostram as músicas do Legião tocadas ao vivo, algumas acústicas, alguns covers internacionais e apenas uma música inédita: A Canção do Senhor da Guerra se torna grande sucesso. Fábrica se torna hit também.
Em 1993, Renato Russo se interna uma clínica e se livra do vício das drogas e da bebida. Essa mudança pode ser notada no disco “O Descobrimento do Brasil”, que fala de esperança e é sem dúvida, o disco mais alegre da Legião. Músicas como Vinte e Nove e Vamos Fazer Um Filme se tornam hits. Mas podemos destacar, assim como no disco anterior, duas músicas: Giz, que, além de ter se tornado um hit, era a música preferida de Renato Russo (ele dizia que a música era completinha), e Perfeição, que ganhou um vídeo-clipe num ambiente muito parecido com a capa do disco (cheia de flores), e por ser o maior sucesso do disco.
Em 1994 o Legião resolve dar um tempo. Com isso, Renato Russo lança, nesse mesmo ano, o seu primeiro disco solo, o “The Stonewall Celebretion Concert”, um disco totalmente
Em 1995, é lançado o disco “Equilíbrio Distante”, que trazia músicas
1996 é um triste ano. A partir de janeiro, o Legião começa as gravações de seu novo álbum. Junto com isso, começam as complicações emocionais de Renato, que estavam presentes nas músicas desse álbum. Em setembro, apressadamente é lançado “A Tempestade” ou “O Livro dos Dias”. Este disco é o mais triste da Legião e emplacou sucessos como Dezesseis e A Via Láctea,
Em 1997, são lançados dois discos póstumos: “O Último Solo” é um disco solo de Renato com sobras dos outros cds. “Uma Outra Estação”, do Legião, é um disco de sobras de “A Tempestade” (que deveria ser um disco duplo, mas a proposta foi rejeitada pela EMI), e músicas que deveriam ter feito parte de “Dois”, que como já citado anteriormente, era pra ser também um disco duplo.As Flores do Mal e Antes Das Seis se tornam hits.
Em 1998, é lançado “Mais do Mesmo”, uma coletânea com os maiores sucessos do Legião.
Em 1999, é lançado o “Acústico MTV”, gravado em 1992 para divulgar o disco “V”.
Hoje a Noite Não Tem Luar, cover do Menudo, se torna um grande sucesso.
Depois disso, além de diversas coletâneas de Renato, são lançados “Como é Que se diz eu te amo” de 2001 e “As Quatro Estações-Ao Vivo”, de 2004. Estes são discos com formato duplo e que registram o Legião Urbana ao vivo, mostrando também os grandes dircursos que Renato Russo fazia no palco.
Esta é a história do maior nome do rock nacional e da maior banda de rock nacional, que sem dúvida, vão ficar para sempre em nossos corações.
Ate a proxima.
sábado, 21 de novembro de 2009
GLEE - SERIE MOSTRA AS DIVERSAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO
Uma boa pedida é a nova série da FOX - GLEE. Um coro formado em uma escola com alguns talentos natos para a música que tem que conviver entre outras coisas com as diversas formas de preconceito. Ser gordo, deficiente, Gay, o popular da escola.. há outras muitas, podem acreditar.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Biografias e Histórias de Homossexuais Famosos
Uma vez por semana, claro sempre que for possível, colocarei neste blog biografias, curiosidades e estórias de homossexuais famosos. Vamos entender as vidas de pessoas que sofreram muito por serem homossexuais. E não podemos esquecer, é claro das personalidades atuais que estão na mídia. Ou a colocam....
Começaremos com Oscar Wilde
Quem no mundo da Literatura Universal não conhece Oscar Wilde. Os apaixonados por literatura inglesa com certeza o conhecem. Se não conhecem saberão aqui um pouco dele, sua vida, conquistas, vitórias, derrotas, decadência e morte de um dos mais brilhantes escritores da História e que conheceu a derrota por ser Homossexual.
Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin em 16 de outubro de 1854. Filho de Sir William Wilde, oculista e Jane Francesca Elge, escritora e defensora do movimento da Independência da Irlanda onde fez com que Oscar Wilde desde muito jovem convivesse com grandes intelectuais.
Criado no protestantismo, destacou-se nos estudos das obras clássicas gregas e no conhecimento dos idiomas.
Em 1882, foi convidado para ir aos Estados Unidos para falar sobre o seu recém criado Movimento Estético, com as idéias de renovação moral. Defendia o "belo" como única solução contra tudo o que considerava
denegrir a sociedade. Esse movimento visava transformar o tradicionalismo na época Vitoriana, dando um tom de vanguarda às artes.
No ano seguinte foi para Paris, e, n contato com o mundo literário francês, seu movimento acabou por enfraquecer-se. Em seguida, retornou para a Inglaterra, onde se casou com Constance Lloyd e foi morar em Chelsea, um bairro de artistas. O casal teve dois filhos, mas mesmo após o casamento, Oscar continuou freqüentando todas as rodas literárias, espalhando glamour e comentários nos eventos sociais em que comparecia, sempre elegante e extravagante.
Em 1880 lançou "Vera", um texto teatral bem sucedido. Chegou a ter três peças em cartaz simultaneamente nos teatros ingleses.Em seguida publicou uma coletânea de poemas. Em 1887 e 1888, seu período mais produtivo, lançou vários contos e novelas, como "O Príncipe Feliz", "O Fantasma de Canterville" e outras histórias.
Em 1891, lançou sua obra prima, "O Retrato de Dorian Gray", que retrata a decadência moral humana. No entanto, no seu apogeu literário, começaram a surgir os problemas pessoais. O que antes eram boatos quanto a uma suposta vida irregular, passaram a se concretizar, dando início á decadência pessoal do escritor. Apareceram rumores sobre seu homossexualismo, (severamente condenado por lei na Inglaterra), que não puderam mais serem negados. Oscar se envolveu com Lord Alfred Douglas (ou Bosie), filho do Marquês de Queensberry, que sabendo do relacionamento, enviou uma carta a Oscar Wilde, no Albermale Club, onde o ofendia e recriminava já no sobrescrito: "A Oscar Wilde, conhecido Sodomita".
O escritor decidiu processar o Marquês por difamação. Depois tentou desistir do processo, mas era tarde demais e as provas da sua vida sexual desregrada começam a aparecer. Um novo processo contra ele foi instaurado. Sua fama começou a desmoronar. Suas obras e livros foram recolhidos e suas comédias retiradas de cartaz. O que lhe restava foi leiloado para as despesas do processo judicial. Acabou passando dois anos na prisão, que lhe renderam obras comoventes como "A Balada do Cárcere de Reading" (1898) e "De Profundis", uma longa carta ao Lord Douglas.
Ao sair da prisão, retirou-se para Paris, onde adotou o pseudônimo de Sebastian Melmouth e onde passou o resto dos seus dias, em hotéis e roupas baratas, tornando-se até preguiçoso para escrever como também embriagando-se com absinto.
Oscar Wilde morreu de um violento ataque de meningite (agravado pelo álcool e pela sífilis) às 09:50 min do dia 30 de novembro de 1900 em Paris.
Segue aqui alguns pensamentos (os meus prediletos, de muitos) de Oscar Wilde.
“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.
"Por detrás da alegria e do riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas, por detrás do sofrimento, há sempre sofrimento. Ao contrário do prazer, a dor não tem máscara".
"Devem-se escolher os inimigos pela inteligência".
"Sei resistir a tudo menos a uma tentaçao".
"algumas pessoas preferem ser medíocres. Outras, quando resolvem não ser, correm o risco de perder amigos".
"Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos".
"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal."
"Os loucos as vezes se curam. Os imbecis nunca".
"Sou a única pessoa no mundo que eu realmente queria conhecer bem".
"Nunca confie na mulher que diz a verdadeira idade, pois se ela diz isso... Ela é capaz de dizer qualquer coisa".
"As pessoas mais interessantes são os homens que têm futuro e as mulheres que têm passado".
"O homem que vê os dois lados de uma questão é um homem que não vê absolutamente nada".
"A única maneira de nos livrarmos da tentação é ceder-lhe".
"A experiência é o nome que damos aos nossos erros".
"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo".
"Escolho os meus amigos pela sua boa apresentação, os meus conhecidos pelo seu bom carácter e os meus inimigos pela sua boa inteligência. Um homem não pode ser muito exigente na escolha dos seus inimigos".
"As boas intenções têm sido a ruína do mundo. As únicas pessoas que realizaram qualquer coisa foram as que não tiveram intenção alguma".
"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza".
Se continuar a escrever os inúmeros pensamentos de Oscar Wilde vou precisar de mais espaço no servidor, por isso, vamos nos deliciar com que temos aqui.
Boa leitura.
O Minotauro
Mitologia Grega
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Novidades no Blog Pegasus
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Seja Otimista - Um ótimo fim de semana - Frase
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Aproveite o Presente - Frase da Semana
sábado, 25 de julho de 2009
Brasília/DF - Quer conhecê-la?
É um dos principais centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo.
A galera bonita de corpos sarados e bem cuidados estão lá em uma vitrine.
O parque ganhou fama nacional por meio da música Eduardo e Mônica do grupo brasiliense Legião Urbana.
A galera GLS adora este parque, tem um bar chamado Barulho que é point certo às quintas e domingos a noite. Fica próxima à pista de kart Carrera das 19h à 0h. Estacionamento nº 11.
O estacionamento do Pavilhão é bem conhecido pelos interessados em momentos quentes dentro dos seus automóveis. Cuidado com a polícia e pior ainda cuidado com os ladrões que se fazem de gostar da fruta pra te pegar. Avisei....
- Café Savana - Aberto de quinta à domingo de 11h às 1h. Endereço: 116 Norte - Bloco A - Loja 4 - Asa Norte Telefone: (61) 3347-9403 Site: www.cafesavana.com.br
- Balaio Café - Favorito entre as meninas. Endereço: 201 Norte – bloco B – Loja 19/31 - Asa Norte Telefone: (61) 3327-0732
- Blue Space Brasília
- Oficina Club
- Espaço Galleria
- Landscape Pub:
- CineVip
- Sauna Thermas Acrópolis
- Sauna Très Chick
- Sun Club
- Soho
Espero que tenham gostado da minha cidade. Estou a disposição para quaisquer dúvidas sobre os eventos, os pontos turísticos, etc..
Venha conhecer Brasília. Não vão se arrepender.