quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Biografias e Histórias de Homossexuais Famosos

Uma vez por semana, claro sempre que for possível, colocarei neste blog biografias, curiosidades e estórias de homossexuais famosos. Vamos entender as vidas de pessoas que sofreram muito por serem homossexuais. E não podemos esquecer, é claro das personalidades atuais que estão na mídia. Ou a colocam....

Começaremos com Oscar Wilde


Quem no mundo da Literatura Universal não conhece Oscar Wilde. Os apaixonados por literatura inglesa com certeza o conhecem. Se não conhecem saberão aqui um pouco dele, sua vida, conquistas, vitórias, derrotas, decadência e morte de um dos mais brilhantes escritores da História e que conheceu a derrota por ser Homossexual.

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin em 16 de outubro de 1854. Filho de Sir William Wilde, oculista e Jane Francesca Elge, escritora e defensora do movimento da Independência da Irlanda onde fez com que Oscar Wilde desde muito jovem convivesse com grandes intelectuais.

Criado no protestantismo, destacou-se nos estudos das obras clássicas gregas e no conhecimento dos idiomas.

Em 1882, foi convidado para ir aos Estados Unidos para falar sobre o seu recém criado Movimento Estético, com as idéias de renovação moral. Defendia o "belo" como única solução contra tudo o que considerava

denegrir a sociedade. Esse movimento visava transformar o tradicionalismo na época Vitoriana, dando um tom de vanguarda às artes.

No ano seguinte foi para Paris, e, n contato com o mundo literário francês, seu movimento acabou por enfraquecer-se. Em seguida, retornou para a Inglaterra, onde se casou com Constance Lloyd e foi morar em Chelsea, um bairro de artistas. O casal teve dois filhos, mas mesmo após o casamento, Oscar continuou freqüentando todas as rodas literárias, espalhando glamour e comentários nos eventos sociais em que comparecia, sempre elegante e extravagante.
Em 1880 lançou "Vera", um texto teatral bem sucedido. Chegou a ter três peças em cartaz simultaneamente nos teatros ingleses.Em seguida publicou uma coletânea de poemas. Em 1887 e 1888, seu período mais produtivo, lançou vários contos e novelas, como "O Príncipe Feliz", "O Fantasma de Canterville" e outras histórias.

Em 1891, lançou sua obra prima, "O Retrato de Dorian Gray", que retrata a decadência moral humana. No entanto, no seu apogeu literário, começaram a surgir os problemas pessoais. O que antes eram boatos quanto a uma suposta vida irregular, passaram a se concretizar, dando início á decadência pessoal do escritor. Apareceram rumores sobre seu homossexualismo, (severamente condenado por lei na Inglaterra), que não puderam mais serem negados. Oscar se envolveu com Lord Alfred Douglas (ou Bosie), filho do Marquês de Queensberry, que sabendo do relacionamento, enviou uma carta a Oscar Wilde, no Albermale Club, onde o ofendia e recriminava já no sobrescrito: "A Oscar Wilde, conhecido Sodomita".

O escritor decidiu processar o Marquês por difamação. Depois tentou desistir do processo, mas era tarde demais e as provas da sua vida sexual desregrada começam a aparecer. Um novo processo contra ele foi instaurado. Sua fama começou a desmoronar. Suas obras e livros foram recolhidos e suas comédias retiradas de cartaz. O que lhe restava foi leiloado para as despesas do processo judicial. Acabou passando dois anos na prisão, que lhe renderam obras comoventes como "A Balada do Cárcere de Reading" (1898) e "De Profundis", uma longa carta ao Lord Douglas.

Ao sair da prisão, retirou-se para Paris, onde adotou o pseudônimo de Sebastian Melmouth e onde passou o resto dos seus dias, em hotéis e roupas baratas, tornando-se até preguiçoso para escrever como também embriagando-se com absinto.

Oscar Wilde morreu de um violento ataque de meningite (agravado pelo álcool e pela sífilis) às 09:50 min do dia 30 de novembro de 1900 em Paris.

Segue aqui alguns pensamentos (os meus prediletos, de muitos) de Oscar Wilde.

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.

"Por detrás da alegria e do riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas, por detrás do sofrimento, há sempre sofrimento. Ao contrário do prazer, a dor não tem máscara".

"Devem-se escolher os inimigos pela inteligência".

"Sei resistir a tudo menos a uma tentaçao".

"algumas pessoas preferem ser medíocres. Outras, quando resolvem não ser, correm o risco de perder amigos".

"Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos".

"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal."

"Os loucos as vezes se curam. Os imbecis nunca".

"Sou a única pessoa no mundo que eu realmente queria conhecer bem".

"Nunca confie na mulher que diz a verdadeira idade, pois se ela diz isso... Ela é capaz de dizer qualquer coisa".

"As pessoas mais interessantes são os homens que têm futuro e as mulheres que têm passado".

"O homem que vê os dois lados de uma questão é um homem que não vê absolutamente nada".

"A única maneira de nos livrarmos da tentação é ceder-lhe".

"A experiência é o nome que damos aos nossos erros".

"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo".

"Escolho os meus amigos pela sua boa apresentação, os meus conhecidos pelo seu bom carácter e os meus inimigos pela sua boa inteligência. Um homem não pode ser muito exigente na escolha dos seus inimigos".

"As boas intenções têm sido a ruína do mundo. As únicas pessoas que realizaram qualquer coisa foram as que não tiveram intenção alguma".

"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza".

Se continuar a escrever os inúmeros pensamentos de Oscar Wilde vou precisar de mais espaço no servidor, por isso, vamos nos deliciar com que temos aqui.

Boa leitura.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://mansportsensuality.blogspot.com/
ola aceita uma troca de link com meu blog !!

Leo Carioca disse...

Muito legal.
A perseguição legalizada que o Oscar sofreu naquela época ainda se repete hoje, de forma ilegalizada, com muitos homossexuais.